Fábio Dias
21/10/2024
Garça 

Garça celebra a excelência do café em mais uma edição do Concurso de Cafés Especiais

Garça, conhecida por sua rica produção cafeeira, mais uma vez se destacou no cenário nacional.

Garça, conhecida por sua rica produção cafeeira, mais uma vez se destacou no cenário nacional. Na última sesta sexta-feira,18,  durante Dia de Campo realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), foram divulgados os vencedores do 7º Concurso de Cafés Especiais, consolidando a região como um dos principais polos de produção de cafés especiais do país. O evento, promovido pelo Conselho do Café da Região de Garça (ConGarça), reuniu produtores, especialistas e amantes do café para celebrar a qualidade dos grãos produzidos na região. A competição, que avalia os cafés em diferentes categorias, como Seca Natural, Cereja Descascado e Fermentado, tem como objetivo incentivar a produção de cafés de alta qualidade e valorizar o trabalho dos produtores. A avaliação e escolha das amostras vencedoras foi feita por especialistas da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD Café). 

Os resultados do 7º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça foram divulgados no Dia de Campo. O evento contou com palestras, atividades, apresentação do resultado do concurso e um cupping, que é uma degustação para mostrar como os cuidados pós-colheita influenciam a qualidade do café. 

“Gostaríamos de expressar nossa gratidão à organização do concurso de cafés especiais da Região de Garça pela excelente condução do evento. Foi uma honra poder participar e ver a paixão pelo café e a dedicação de cada um ali presente. Momentos como este, de troca e aprendizado, fortalecem ainda mais nosso compromisso com a produção de cafés de alta qualidade.

Apesar do cenário atual seguimos motivados e inspirados por essa experiência e pelo exemplo de todos os envolvidos. Muito obrigado!”, agradeceu Paulo Ferreira Granchelli (Café Granchelli) em suas redes sociais.


Premiados por categoria

- Na categoria Cereja Descascado, o produtor Albino Alves, da Agropecuária Santa Clara, mais uma vez se destacou, garantindo o primeiro lugar com 86 pontos. O produtor já havia sido campeão em outras edições do concurso e demonstra, mais uma vez, sua expertise na produção de cafés especiais. Ele também apresentou um outro lote que alcançou 85 pontos e garantiu-lhe a terceira colocação. Com 82 pontos, Plínio Antônio Cabrini ficou em quarto lugar. Cassiano Tosta, com 85,75 pontos, foi o segundo colocado. 


- A categoria Cafés Fermentados, uma novidade desde a sexta edição, também apresentou resultados surpreendentes. A família Tosta dominou a categoria, com Francisco Antônio Tosta conquistando o primeiro lugar com 85,30 pontos. Com 83, 5 pontos, seu filho Cassiano Tosta, 83,5 ficou em segundo, seguido por Luiz Antônio Rodrigues, com 80 pontos.


- Na categoria Seca Natural, a disputa foi acirrada, com os cinco primeiros colocados obtendo pontuações acima de 84 pontos. O grande campeão foi Paulo Roberto Brito Boechat, com 87,10 pontos, um resultado que demonstra a alta qualidade dos cafés produzidos na região. O produtor José Renato Miranda Serra ficou em segundo (86,15 pontos), e Flávio Aparecido Peres (85,9) em terceiro. 

Além das premiações para os três primeiros colocados em cada categoria, todos os produtores inscritos receberam um laudo de qualidade do café e um certificado de participação no concurso. Além disso, os lotes com pontuações mais altas receberam propostas de compra com valores acima do praticado no mercado, demonstrando o interesse do mercado por cafés especiais de alta qualidade. 

Para Tamis Lustri, presidente da ConGarça e um dos organizadores do evento, o sucesso do 7º Concurso de Cafés Especiais reforça a importância da produção de cafés especiais para a região de Garça.

“A qualidade dos grãos produzidos localmente tem atraído a atenção de compradores nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”.


Classificação

Cereja Descascada

1º colocado: Albino Moreira Alves – Agro Pecuária Santa Clara - 86,00 pontos (média 85,05) 

2.º colocado: Cassiano Tosta – 85,75 pontos  (média 84,55)

3.º colocado: Albino Moreira Alves – 85,00  pontos (média 85,7)

4.º colocado: Plínio Antônio Cabrini – 82,00 pontos 


Cafés Fermentados

 1º colocado: Francisco Antônio Tosta – 87,5 pontos (média 85,30) 

2.º colocado: Cassiano Tosta – 83,50 pontos  (média 81,5)

3.º colocado: Luiz Antônio Rodrigues  – 85,00  pontos (média 80,0)


Seca Natural 

1º colocado: Paulo Roberto Brito Bocchat – 87,10 pontos (média 87,50)

2.º colocado: José Renato Miranda Serra – 86,15 pontos  (média 87,50)

3.º colocado: Flávio Aparecido Peres – 85,9  pontos (média 87,5)

4.º colocado: Cassiano Costa – 85,4  pontos (média 86,5) 

5º colocado: Norberto Luiz Afonso – 84,25 pontos (média 86,5) 

6.º colocado: Mauro Fernandes Medeiros – 84,2 pontos  (média 87,0)

7.º colocado: Albino Moreira Alves  – 82,25  pontos 

8.º colocado: José Antônio Louzato – 81,00 pontos

9.º colocado : Jaime  Miranda – 80,70 pontos

10.º colocado: Paulo Granchelli – 80,30 pontos

(Com informações Jornal Mais)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.