
Associação dá dicas para bombar nas vendas de Natal e do Ano Novo
O Natal e o Ano Novo são datas que movimentam os comércios físicos e digitais e enchem de expectativa os empreendedores de todo o país.
O Natal e o Ano Novo são datas que movimentam os comércios físicos e digitais e enchem de expectativa os empreendedores de todo o país. Somente no e-commerce, em 2023, foi registrado um crescimento de 18% nas vendas durante o período natalino. Conforme pontuou a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG algumas dicas são fundamentais para lojista, o comerciante, o empresário conquistar o sucesso nessas datas comemorativas.
“Todo empreendedor já tem sua lição de casa. Ele sabe que tem que antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes. Dentro dessas estratégias, pensando nas datas comemorativas, também é importante tematizar ambientes, criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios”, colocou o superintendente Fábio Dias.
Outro destaque são os tipos de presentes para cada momento: a comemoração em 25 de dezembro é marcada pela busca de presentes especiais, como livros, brinquedos, além de alimentos e bebidas, como um bom vinho. Já o Réveillon é uma oportunidade para as empresas que promovem eventos, além do setor de vestuário, pelo estímulo à busca por novos looks para comemorações diversas.
Dias salientou que para aproveitar o período é necessário se preparar para as datas e conhecer as melhores estratégias para maximizar as vendas e garantir o sucesso do negócio.
“Sempre estamos falando sobre isso, repetindo algumas dicas, trazendo novos apontamentos. Hoje trazemos oito dicas de como ter sucesso nas festas de fim de ano, mas é importante lembrar que cada lojista, cada comerciante tem sua própria estratégia. Ele conhece seu cliente e sabe o que pode fazer para fidelizá-lo. O que apontamos são regras gerais. O diferencial fica por conta de cada um”, finalizou Dias.
1 - Planeje o estoque
Defina os produtos e/ou serviços que serão seus carros-chefes nas festividades e antecipe os pedidos aos fornecedores.
2 - Treine a equipe e promova um atendimento de qualidade
Invista na experiência, promova o encantamento e conquiste clientes para além das datas festivas.
3 - Planeje-se para atuar em horários diferenciados
Neste período, pode ser que seja necessário estender um pouco mais o horário de fechamento das lojas.
4 - Tenha atrações na loja física e estratégias gamificadas na loja on-line
Pense na decoração da loja (física e virtual). Isso poderá atrair mais clientes.
5 - Ofereça descontos progressivos e kits com itens que se complementam
É possível promover combos de produtos internos (da própria loja) e com comércios parceiros (externos). Incentive compras maiores e atraia clientes pela percepção de economia.
6 - Divulgue nas redes sociais e em newsletters para antecipar o interesse do cliente
Invista em ações de marketing e promova campanhas pelas redes sociais. Lembre-se que os dois ambientes precisam de uma atenção redobrada neste momento.
7 - Personalize os produtos e a venda
Os itens e pacotes podem ser temáticos para diferentes perfis e finalidades. Embalagens especiais também são bem-vindas.
8 - Fidelize o cliente
Envie mensagens de agradecimento e e-mails pós-compra, apresentando vantagens para o futuro.
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