Username: Tico doesn't exist or feufield is not set
01/03/2014
Garça 

Sempre é carnaval

Como faz todos os anos a coluna dá aquela famosa parada com a bola

   Como faz todos os anos  a coluna dá aquela famosa parada com a bola e recorda um pouco dos antigos carnavais de salão, quando tudo era alegria e folia. Outrora  era só carnaval, futebol nem pensar. Os tempos mudaram, tem bola rolando em plena folia de momo. Tal como o futebol, o carnaval vem perdendo espaço e sua tradição nos dias atuais, principalmente nas cidades interioranas.

O mundo gira, a globalização aliada a internet estão em alta, com isto algumas festas vão sendo relegadas e  “jogadas para um segundo plano”.

Numa certa ocasião, quando tudo era só carnaval, o músico Marcos Morales, da sensacional Banda Livre, me confidenciou: “Tico, não vai muito longe e o carnaval de salão vai acabar”. Fiquei estarrecido. Ele completou “pode anotar aí, o carnaval vai ficar só nas ruas e nas grandes capitais”. Não deu outra.

Hoje tenho que concordar com o Marcão. Dos poucos mais de 5.500 municípios do Brasil, uma quantidade bem pequena ainda mantém a tradição dos carnavais.

A festa que era popular, praticamente ficou elitizada, com muito luxo, glamour, e grana pra quem quiser curtir. Senão o jeito é ficar em casa e assistir na tela da TV os desfiles das escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo. No mais alguns flashes que de vez em quando a TV mostra de uma ou outra cidade.

E pensar que outrora acontecia em Garça um dos melhores bailes carnavalesco da região.  Clubes completamente lotados com muita animação. Quem não se lembra dos bailes do Clube Zé do Patrocínio, Kai-Kan, Clube do Garça, do Grêmio e do Tênis. Sem falar do “Panelão”, que fervia pra tudo quanto é lado de tanta animação. Pelo jeito somente o Clube da Terceira Idade promoverá o seu  Forróval. Opa, já estava esquecendo. Numa promoção da Prefeitura Municipal teremos a “Folia no Lago”, que promete resgatar o carnaval das marchinhas e sambas enredos. A folia começa hoje e vai até terça-feira. Para ganhar um “Abada” e sambar é só levar q quilos de alimentos. A concentração e carreta dos blocos será a partir das 18 horas, saindo da Praça da Prefeitura. Haverá premiação para o melhor bloco, fantasia infantil e adulta. Vale lembrar que a entrada é franca.

Recordando os antigos carnavais de Garça, mostramos flagrantes dos bailes realizados nos principais clubes, na década de 60, com fotos do blog Memória Garcense. Um bonito bloco de mulheres que abrilhantou o salão do Garça Tênis Clube. Foram identificadas: Julita Fagá, Glorinha Baracat, Zuleika Oliveira Lima, Isabel Baracat, Ward Aranha, Cida Gimenes, Norma e Mirian Baracat, Cristina Almeida entre outras. Depois um dos matines do  Grêmio, com destaque para a Dona Cidinha (esposa do Seo Paulinho), se divertindo com a garotada.   

Por fim um alegre baile no clube José do Patrocínio (ficava na Rua Minas Gerais), onde animação na faltou naquela noite, com os foliões sambando ao som das eternas marchinhas carnavalescas. Quem não se lembra de  “Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé, Saca-Rolha, Turma do Funil, Transplante de Corintiano, Marcha da Cueca, Me dá um dinheiro aí, Allah-la-o, as românticas Máscara Negra e Cidade Maravilhosa e tantas outras”.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.