Fábio Dias
17/09/2019
Garça 

Documentário “EU, Platzeck” fará parte do PontosMIS

Tudo que é bom, deve ser propagado. O Grupo Garcine juntamente com a SECULT.

Tudo que é bom, deve ser propagado. O Grupo Garcine juntamente com a SECULT -Secretaria da Cultura de Garça conquistaram um espaço importante para divulgação da produção cultural. O Documentário “EU, Platzeck” foi incluído no hall de produções a serem veiculados por todos os PONTOS MIS-Museu de Imagem e Som- de nosso.

“Estado abrindo, desta forma, perspectivas para amplo reconhecimento e inserção no mercado audiovisual”, coloca o grupo nas redes sociais.

 

 

Documentário resgata história do estádio municipal "Frederico Platzeck"
 
A história do Garça Futebol Clube foi resgatada no documentário "Eu, Platzek” que faz referência ao famoso Estádio Municipal Frederico Platzek, onde o time garcense disputou as suas memoráveis partidas pelas divisões intermediárias do futebol paulista. Isso foi possível graças ao empenho de um grupo de moradores do município que fez um curso de cinema e por conta própria produziu o documentário.
O Garça conquistou o título da Segundona de 1969 em final realizada em Bauru, no Estádio Alfredo de Castilho, quando o Azulão bateu o Rio Branco de Ibitinga por 1 a 0. O goleiro Waldir Peres foi revelado no Garça, antes de ser ídolo no São Paulo e na Seleção Brasileira. Ele faleceu aos 66 anos de infarto fulminante em 23 de julho deste ano durante um almoço com a família, na cidade de Mogi Mirim.

 

O começo
A dona da banca de jornal no município, Célia Silva, junto com Carlos Oliveira, Delma Oliveira, Gabriel Silva, Manoel Guilherme, Gustavo de Lima e Josy Oliveira colocaram em prática o que aprenderam na oficina cultural de cinema ministrada por Leandro Watanabe do "Projeto Dogma", do Museu da Imagem e do Som (MIS), um programa da Secretaria de Estado da Cultura do governo paulista. Depois de muitas reuniões, ficou definido que seria o campo de futebol mais famoso da região e que se encontrava abandonado, sem utilização: o estádio Frederico Platzek. O sobrenome pomposo da praça esportiva deu vida ao filme.  
E outra aula sobre "A música do filme", ministrada por Tony Brechas, veio na hora certa para a edição do documentário. A atriz Josy Oliveira, a menina que aparece no filme, é filha do ex-jogador Zete.
O grupo batizado de Garcine, na época formado por três adultos e quatro adolescentes, levantou as informações, os entrevistados e todos os detalhes para recuperar a história do clube que rivalizou com Marília e Noroeste nos campeonatos das divisões de acesso. Ao todo, foram três meses de produções e gravações com ex-jogadores, ex-diretores e ex-árbitros.
Até trechos de imagens de jogos antigos do Garça em VHS foram resgatadas e convertidas para o digital. O acervo foi conseguido com ex-jogadores que foram entrevistados pelo grupo. O documentário foca no estádio, inaugurado em 4 de outubro de 1966, aniversário da cidade, mas não tem como não contar a história do futebol profissional do Garça. O Garça disputou 41 campeonatos paulistas no profissionalismo. O clube foi fundado em 1932 com o nome de Garça Futebol Clube, mas em 1942 se uniu ao Bandeirantes Futebol Clube, dando origem ao Clube Atlético Brasil. Um ano depois, houve nova mudança de nome, quando a equipe passou a chamar Garça Esporte Clube. No ano de 1965, segundo o Almanaque do Futebol Paulista de 2001, o clube voltou a denominação Garça Futebol Clube.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.